2.10.14

Por que meu bolo afundou?

   Não tem nada mais decepcionante do que escolher uma receita, comprar os ingredientes, misturar os ingredientes, assar, tirar aquele bolo lindo e perfeito do forno e.... vê-lo afundar bem na frente dos seus olhos!




   Infelizmente existem vários fatores que podem fazer um bolo afundar. Fiz uma listinha com os mais comuns!

Pressa!
   O ditado já diz "a pressa é inimiga da perfeição"! Se seu  bolo está  lindão dentro do forno e você abre a porta antes do  tempo (antes do tempo significa antes de 2/3 do tempo da receita) ele VAI afundar!  Ele também vai afundar se você retirar o  bolo do forno antes dele estar completamente assado, pra evitar isso espete um palito  no centro do bolo, se o palito sair sequinho  pode tirar, se ele sair  sujo aguarde mais alguns minutos! Ah, evite ficar abrindo a porta do forno constantemente. É tentador, eu sei! 
    
Demora
    Assim que sua massa estiver pronta ela deve ir ao forno. O ideal é que as reações químicas entre os ingredientes do bolo aconteça dentro do forno quentinho. Por isso não deixe sua massa esperando para ir ao forno.

Ingredientes
     A receita deve possuir uma proporção adequada entre ingredientes secos  e úmidos. Se você não tem experiencia com bolos, vai  ser mais  complicado perceber se a sua receita tem esse problema. Já li que em lugares úmidos a farinha tende a absorver umidade do ambiente e isso pode causar excesso de umidade na massa. 
    Verifique seu  fermento, fazendo um teste simples, coloque uma colher de chá de fermento em uma xícara com água morna, se ele não borbulhar ele não está mais ativo, jogue fora e compre outro.

Temperatura do forno
    Quanto mais você caprichar nessa parte, maiores serão as chances de sucesso. Pré-aqueça seu forno por um tempo bom, no mínimo 30min. (se seu forno é a gás e você não tem um termômetro nele).  Eu ligo  o  forno  antes de começar a preparar a massa, e já deixo nos 180ºC. Não  adianta, pode funcionar, mas eu não aconselho,  ligar o forno  nos 300º por 10 minutos e achar que vai ser uma boa economia de tempo. 
     O ideal é  assar o bolo a 180ºC, um forno muito quente fará seu bolo assar por fora e ficar cru por dentro.

Exagerou na batedeira
    Em alguns casos o bolo pode murchar enquanto está assando ou logo depois de assado porque foi batido por muito tempo, depois que você acrescentou a farinha deve evitar bater na batedeira, o ideal  é misturar com uma espátula, e  ir gentilmente incorporando todos os ingredientes.


0 comentários:

Postar um comentário