18.11.14

Por que meu bolo ficou pesado / denso?

    Um problema relativamente comum pra quem faz bastante bolos é o bolo que fica pesado, denso. Comigo acontece muito quando testo  receitas, principalmente gringas e mais diferentes!  



   
   Fiz uma longa pesquisa e pude perceber que  existem tantas "teorias" a respeito do bolo denso  que chegam a ser contraditórias! Vou citar algumas das que eu li por aí!


  • Muita farinha
  • Pouca farinha (não matem o mensageiro!)
  • Forno muito quente
  • Pouco fermento (fermento inativo)
  • Excesso  de líquidos na massa
  • Adicionar os ovos muito rápido
  • Tempo e velocidade da batedeira durante a preparação da massa 

   
    Posso dar algumas dicas que diminuirão a probabilidade do  seu bolo dar errado.

    Primeiro, verifique se você está colocando a quantidade certa de todos os ingredientes. Se for uma receita americana, verifique se a conversão do peso dos ingredientes para o sistema métrico estão corretas.
    Cheque o seu fermento! (é só colocar 1 colher de chá do fermento em um copo com água morna. Se a água borbulhar, significa que  seu fermento está bom!)
   Algumas receitas indicam a utilização de farinhas que já tem fermento, eu evito usar, substituo pela farinha normal e coloco o meu fermento a parte.
    Nos bolos  que utilizam manteiga, sempre há a indicação de bater a manteiga com o açúcar. O ideal  é utilizar a  velocidade média da batedeira e bater por 4 a 6  min. (a não ser que a sua receita traga alguma outra instrução). Depois de adicionar a farinha misture gentilmente até incorporar os ingredientes.
  Cuidado com a temperatura do forno! Bolos não gostam de altas temperaturas!! O ideal  é manter 180ºC e não se esqueça de pré-aquecer o forno pelo tempo indicado na receita, SEMPRE!
     
       É  isso, cozinhar é assim mesmo, não dá para acertar 100% das vezes! Mas quando a dá tudo certo  é tão bom!!!
    



0 comentários:

Postar um comentário