8.12.14

Qual a diferença entre fermento e bicarbonato?

  Oi pessoal, 
  a primeira vez que essa dúvida me ocorreu eu estava  procurando uma receita num site americano, ou seja, as receitas estavam em inglês.


Curiosidade: Fermento em inglês é baking powder e Bicarbonato é baking soda. Como os nomes são parecidos é bom prestar atenção!

Tanto o fermento quanto o bicarbonato são usados na confeitaria como agentes de fermentação, ou seja, são adicionados a receita para que ocorra a liberação de dióxido de carbono, o que no final das contas vai fazer a massa crescer! 



BICARBONATO DE SÓDIO
   O bicarbonato de sódio é encontrado em supermercados, fica naquela  parte que tem temperos pendurados, sabe? 
  Quando misturado com algo úmido e um ingrediente ácido (ex: iogurte, sourcream, mel) ocorre a reação que  libera as "bolhas" de dióxido de carbono, a temperatura elevada do forno potencializa essa reação. Vale  lembrar que  a reação começa  assim que o bicarbonato é misturado na massa, por isso a massa deve ser assada logo em seguida! 

FERMENTO EM PÓ
    O fermento em pó nada mais  é do que o bicarbonato com um agente acidificante (fosfato monocálcico) e amido de milho  para controlar a umidade.       O fermento geralmente é usado em receitas que contem ingredientes com sabor neutro, como leite.    

DICAS
     É possível substituir o bicarbonato pelo fermento em uma receita, você vai precisar de de um pouco mais de fermento.
     Não é possível substituir o fermento pelo bicarbonato, a não ser que você acrescente um ingrediente ácido na receita.
    Você pode fazer seu próprio fermento, é só misturar 2 partes de cremor tartar  e 1 parte de bicarbonato.


0 comentários:

Postar um comentário