10.3.15

Receita: Bolo de crepe


      O Bolo de Crepe não é muito comum aqui no Brasil, mas posso garantir que é uma delícia!!
   Ele é isso mesmo o que você está pensando, um monte de crepes (ou panquecas doces) empilhados com um recheio entre eles.  
  
   Para este bolo vou usar uma receita simples para a massa, mas você pode colocar chocolate, baunilha,  bebida alcoólica, etc.. 
   O recheio que eu usei foi um ganache de chocolate e um ganache de chocolate com Nutella. Dá pra fazer vários outros recheios, meu único conselho é usar recheios que fiquem mais firmes quando colocados na geladeira. Eu nunca fiz com brigadeiro, mas acredito que seja muito mais difícil empilhar os crepes.

  Bom, vamos ao que interessa! A receita:

                                   
Para o crepe:
85g de manteiga sem sal
700ml de leite integral
6 ovos
190 g de farinha de trigo
75g de açúcar refinado
1 pitada de sal

Preparo:
- Derreta a manteiga numa panela pequena, misture de vez em quando, até ficar ligeiramente marrom. Separe.
- Esquente o leite em outra panela até aquele momento que ele está quase fervendo. Separe.
- Na batedeira bata os ovos, a farinha, o açúcar, o sal e por fim acrescente lentamente o leite e a manteiga, bata em velocidade baixa até obter uma mistura homogênea.
- Aqueça uma frigideira em fogo médio, unte com manteiga (só é necessário untar da primeira vez). Coloque 1/3 de xícara da mistura na frigideira, Espelhe bem a massa e depois de alguns minutos vire o crepe, quando a beirada começar a ficar marrom retire da frigideira e reserve.


Para o recheio
200ml de creme de leite fresco
300g de chocolate 70%

Preparo:
- Em uma panela aqueça o creme de leite fresco até ele começar a ferver.
- Desligue o fogo e acrescente o chocolate (eu já compro em pastilhas, se for utilizar chocolate em barra corte-a em pedaços pequenos).
- Misture bem até derreter o chocolate completamente.
- Coloque na geladeira por algumas horas. 
- Retire da geladeira um pouco antes de utilizar para que ele amoleça.

Montagem
Antes de tudo eu coloco um pouquinho do ganache no prato que eu escolhi pra montar o bolo, assim ele fica um pouco mais estável. Coloque um crepe, adicione uma  camada de aproximadamente 3mm de recheio, coloque outro crepe, e mais 3mm de recheio e assim sucessivamente até seu bolo ter a altura desejada.  Para finalizar polvilhe açúcar de confeiteiro.  Você pode usar frutas para decorar se desejar. Caso você tenha dificuldade na montagem (chega uma hora em que os crepes começam a "escorregar") coloque o bolo na geladeira por uns 10 ou 15 minutos, o ganache vai endurecer um pouquinho e facilitará a montagem.











0 comentários:

Postar um comentário